Airfryer que faz de tudo: 3 melhores modelos

Super Panelas > Geral > Airfryer que faz de tudo: 3 melhores modelos

Saiba qual é o melhor item para as suas necessidades e conheça todas as possibilidades que a airfryer traz para a cozinha

Fritadeira elétrica sobre uma mesa, rodeada por pratos de comida
Foto: Freepik

Desde que a airfryer chegou ao mercado, esse item tem sido buscado por pessoas de diferentes lugares do mundo para atender suas necessidades. A airfryer que faz tudo é capaz de trazer muita facilidade para o dia a dia.

O aparelho chegou ao Brasil em 2011 e, desde então, conquistou milhares de adeptos que buscam praticidade e agilidade no preparo de alimentos. O país é, inclusive, um dos líderes de vendas do produto, com mais de 3 milhões de fritadeiras elétricas vendidas apenas em 2020.

A airfryer que faz de tudo é uma ótima escolha para quem quer ter uma alimentação mais saudável, sem comprometer o gosto da comida. Por ser uma fritadeira elétrica, a airfryer consegue um efeito similar ao que é obtido com o óleo, só que de forma bem menos calórica e gordurosa, funcionando apenas com o ar quente.

Além de fritar alimentos, uma airfryer que faz tudo pode servir para o preparo completo de diferentes refeições e, até mesmo, para assar alimentos.

É possível fazer legumes, carnes, sobremesas e diferentes receitas refinadas que se adaptam à airfryer.

Esse recurso também é econômico, já que a maioria dos modelos não traz impacto significativo para as contas de luz. Além disso, a airfryer evita bagunça e sujeira na hora de realmente ‘colocar a mão na massa’!

O que uma airfryer precisa ter para ser boa?

Para escolher uma boa airfryer, é preciso se atentar principalmente a dois fatores: a potência e a eficiência do item.

A potência é responsável justamente por indicar o nível de rapidez com o qual a airfryer vai conseguir realizar o preparo dos alimentos. Quanto mais potente, é possível conseguir resultados melhores e mais rápidos.

A eficiência energética garante que, além de conseguir a rapidez no preparo dos alimentos, a airfryer também tenha um consumo da energia que torna o produto atraente para os consumidores.

Por isso, é preciso analisar todas as características importantes da airfryer e de que forma e para que essa fritadeira será utilizada.

Qual airfryer deixa o alimento mais crocante?

Para ter a crocância ideal com a airfryer, é preciso que o modelo tenha potência e também use recursos adicionais para melhorar o resultado.

O modelo da Oster, por exemplo, tem 1300w de potência e consegue realizar perfeitamente pratos como batata frita e frango à passarinho.

Com o painel central, que ajuda a regular o tempo e a temperatura, fica mais fácil acertar exatamente o ponto das receitas.

A airfryer da Philips Walita e da Britânia, por sua vez, também contam com uma boa potência e conseguem resultados satisfatórios. A primeira traz receitas perfeitas de forma mais rápida, enquanto a segunda faz receitas maiores de uma vez só.

Para conseguir um resultado mais crocante, no entanto, além dos modelos, os consumidores também podem seguir algumas dicas para potencializar os resultados.

Boas práticas incluem adicionar óleo ou azeite em pequenas doses para ajudar a fritar, pré-aquecer a airfryer e ainda misturar os ingredientes para que sejam fritos de maneira uniforme.

O que dá para fazer na fritadeira elétrica?

Há diversas receitas que podem ser feitas na airfryer, incluindo dezenas de modos de preparar carnes, frangos, peixes, batatas e os demais legumes. Também é comum fazer pães de queijo, nuggets, sobremesas e croquetes.

Poucos alimentos não são recomendados para serem feitos na airfryer, e quase toda receita que envolve cozimento ou fritura pode ser adaptada para esse equipamento.

No entanto, não é recomendado que se tente fazer na airfryer macarrão com molhos, torradas e verduras secas.

Como funciona a airfryer?

A airfryer é um miniforno que consegue fazer diferentes receitas a partir do cozimento com o ar quente. Ao colocar o alimento dentro da airfryer e indicar a temperatura desejada, o equipamento usa a própria umidade para conseguir fazer o cozimento, dispensando o uso de gordura.

Como são utilizados o ar e a umidade do alimento, essa é uma forma que consegue cozinhar e fritar sem que a comida perca seu sabor ou suas propriedades.

Esse modelo foi criado nos Estados Unidos, por volta de 1990, por um homem que queria justamente o preparo de alimentos de forma mais saudável e que mantivesse o sabor. Por isso, desde que foi inventado, o equipamento foi se popularizando pelo mundo todo.

Fritadeira elétrica para fritar e assar

Os melhores modelos de airfryer conseguem fritar e assar os alimentos, dependendo apenas da temperatura e do tempo ao qual o alimento é submetido.

Para fritar, por não precisar de óleo, acaba sendo uma alternativa bem mais saudável e que consegue evitar sujeira e bagunça na hora de cozinhar.

Como esse equipamento é similar a um forno, ele também consegue assar, reduzindo a necessidade de colocar óleos, azeites e manteigas para conseguir o resultado desejado. Em muitos casos, essa opção também é mais rápida que a tradicional.

As 3 melhores fritadeiras elétricas do mercado

Levando em conta fatores como potência, eficiência, diversidade de recursos e custo-benefício, essas são consideradas as melhores airfryers do mercado:

1. Airfryer AF-55i Mondial:

Essa airfryer conta com um aporte de 5.5L, podendo ser bastante útil para fritar e assar diversos alimentos ao mesmo tempo. A temperatura máxima que esse modelo atinge é de 200 graus, e tem um timer de 60 minutos para funcionamento. Também há uma cuba e cestos quadrados acompanhando o modelo. Veja o preço aqui!

2. Airfryer Turbofryer Philips Walita:

Esse modelo tem uma capacidade de 2,2L e um timer de 30 min, mas o seu grande diferencial é o que consegue com a tecnologia ‘turbofryer’. Esse recurso é responsável por fritar os alimentos sem o uso de gordura e ainda retirar a gordura que está presente neles, deixando as receitas ainda mais saudáveis. Veja o preço aqui!

3. Airfryer EAF11 Electrolux:

A airfryer da Electrolux tem 1400W, com um cesto com capacidade de 3,2L e que consegue fritar alimentos com 90% menos gordura e praticamente a metade do valor calórico. Outro diferencial trazido pela marca é o Painel Assistente Touch, que já vem com a programação perfeita para algumas receitas. Veja o preço aqui!

Qual a melhor airfryer do mercado?

A melhor airfryer do mercado depende das necessidades de cada usuário e do que ele quer fazer com esse aparelho. Se um indivíduo prefere um equipamento que destaque o sabor do alimento, por exemplo, essa pode ser uma resposta, enquanto para os que priorizam a crocância é outra.

Hoje em dia, há opções com diferentes custos, tamanhos e que podem ser adaptadas a necessidades mais específicas, justamente para atender uma diversidade de públicos na hora de escolher a airfryer ideal.

Para identificar o que é melhor para o seu caso, analise os indicativos do equipamento e opte por marcas que sejam confiáveis. Essa compra pode ser perfeita para você!

Deixe um comentário